Normas para Submissão

barrinha-item.png

Submissão de artigo

E-mail para envio do artigo: assistencia@iqg.com.br

barrinha-item.png

Arquivo

Formato do arquivo: doc ou docx (MS Word).

Texto: Ortografia oficial da Língua Portuguesa; em folhas A4; espaçamento de linha 1.5; fonte Times New Roman, tamanho 12, incluindo tabelas. As margens superior, inferior e lateral devem ser de 2,5 cm.

barrinha-item.png

Estrutura e Preparação dos Manuscritos

Formato do arquivo: doc ou docx (MS Word).

Texto: Ortografia oficial da Língua Portuguesa; em folhas A4; espaçamento de linha 1.5; fonte Times New Roman, tamanho 12, incluindo tabelas. As margens superior, inferior e lateral devem ser de 2,5 cm.

barrinha-item.png

Página de Título

• Título: Máximo de 16 palavras, apenas na linguagem do manuscrito, em negrito, utilizando letra maiúscula apenas no início do título e substantivos adequados. Não devem ser utilizadas abreviações, siglas ou localização geográfica da pesquisa. Deve ser claro, exato e atraente.

• Nomes dos autores: Completos e sem abreviaturas, numerados em algarismos árabes, com informações de formação, filiação institucional com cargo ocupado, localização, estado e país.

• Instituições: até três hierarquias de filiação institucional (Universidade, Faculdade, Departamento).

barrinha-item.png

Documento Principal

Para os artigos originais todos estes tópicos serão obrigatórios:

 

  • Deve conter o título, o resumo, os descritores e o texto.

  • Conteúdo de texto: Introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências, apresentados em seções distintas. Os objetivos devem ser inseridos no final da Introdução.

  • ​​Introdução: Breve definição do problema estudado, justificando sua importância e as lacunas de conhecimento, a partir de referências atualizadas nacionais e internacionais.

  • Objetivo: Principal foco do estudo.

  • Método: Deve descrever detalhadamente os critérios de execução do trabalho, e sempre que possível, apresentar os tópicos de desenho do estudo; cenário populacional; critérios de seleção; definição da amostra (se aplicável); coleta de dados; análise e tratamento de dados; aspectos éticos. Torna o projeto reprodutível.

  • Resultados: Apresentação e descrição dos dados obtidos, sem interpretações ou comentários. Pode conter tabelas, gráficos e números para permitir uma melhor compreensão. O texto deve complementar ou destacar o que é mais relevante, sem repetir dados fornecidos nas tabelas ou números. O número de participantes faz parte da seção resultados.

  • Discussão: Deve estar restrito aos dados obtidos e resultados alcançados, salientando aspectos novos e relevantes observados no estudo, discutindo o acordo e divergências para com outras pesquisas nacionais e internacionais publicadas.

  • Conclusão: Deve ser direto, claro e objetivo, respondendo às hipóteses ou objetivos, e fundamentado nos resultados e na discussão. Não contém citações de referências.

  • Referências: Máximo de 30 (exceto em estudos de revisão, dependendo da estratégia de busca e seleção da inclusão do estudo). Seguem a proporção de 80% de artigos de revistas, com pelo menos metade deles indexados nas bases de dados internacionais.

  •  Citações de referências no texto: Listados consecutivamente, em numerais árabes sobrescritos e entre parênteses, sem mencionar o nome dos autores (exceto aqueles que representam uma formação teórica). Quando forem sequenciais, indique o primeiro e o último número, separados por um hífen, por exemplo, 1-4. Quando não sequenciais, devem ser separados por uma vírgula, por exemplo, 1-2,4.

  •  Citações de referências no final do texto: Use o estilo “Vancouver”. A lista de referência no final do manuscrito deve ser numerada de acordo com a sequência em que os autores foram citados no texto. Incluem apenas referências estritamente relevantes ao tema abordado, atualizadas (dos últimos 10 anos) e de abrangência nacional e internacional.

  •  Tabelas, Quadros, Gráficos e Figuras: Devem totalizar no máximo 5 (cinco) destes elementos, obrigatoriamente inseridos no corpo do texto e com relevância ao conteúdo, sem informações repetidas e com títulos informativos e claros. As tabelas devem conter em seus títulos a localização, estado, país e ano da coleta de dados. Quando não elaboradas pelos autores, todas as ilustrações devem indicar a fonte apropriada.

  •  Apoio financeiro: Declarar o nome de instituições públicas e privadas que forneceram financiamento, assistência técnica ou outra ajuda. Essas informações devem ser fornecidas na página do título.

  • Siglas: Restrito ao mínimo, devem ser citados na íntegra na primeira vez que aparecerem no texto; e não são permitidas suas aplicações no título ou resumo.